segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Papillon

Só pra quem mora ou morou em Contagem / MG, mais necessariamente na região do Eldorado: Alguém aí lembra da locadora Papillon? Foi a principal locadora da região por muitos anos, e eu até trabalhei lá um bom tempo. É desse filme que saiu o nome. Por motivos aleatórios, por muitos anos eu negligenciei o filme, e só assisti recentemente. Eu não sabia o que eu estava perdendo.

Sobre o roteiro: É um filme longo, e não se pode dizer que se trata de uma história exatamente original, o que em nada diminui seus méritos.

Esta é mais uma história sobre um cara preso injustamente que acaba indo cumprir pena mesmo assim, "comendo o pão que o diabo amassou", e passando o tempo todo pensando em fugir. Como não é um tema inexplorado, o roteiro (baseado em fatos reais e em um livro homônimo) precisa ter algo a mais. E explora facetas interessantes dos personagens, como a ética, a amizade com um famoso falsário, (Louis Dega, interpretado por Hoffman), o sofrimento, etc. Pra quem assistiu e gostou de filmes como The Shawshank Redemption, Life e Midnight Express, eu recomendo este também, que traz temática muito semelhante. E todos são muito bons. Enfim, sobre o roteiro há muito pouco a falar sem revelar o roteiro. Mas é algo intenso.

O que este filme tem de especial? Atuações impecáveis. Naturalmente que as atuações do finado Steve McQueen e de Dustin Hoffman são destacadamente notáveis, por estarem mais tempo em cena e por serem astros de Hollywood (na época, Hoffman era conhecido do público, mas não era ninguém perto de McQueen, que era o ator mais bem pago dos EUA). Para um filme de 1973, alguns parâmetros não são adequados de serem analisados por mim, que já estou acostumado com outro padrão de cinema e de tecnologia, mas o filme aparenta ser muito bem feito para sua época. despertou a minha curiosidade também o fato de que a prisão para onde eles foram mandados fica na Guiana Francesa. Alguém aí já ouviu falar de alguma coisa sobre a Guiana Francesa (ou sobre o Suriname, ou a outra Guiana)? Eu nunca (e depois é o Acre que não existe...). A trilha sonora, porém, continua muito boa. Destaque para a cena da freira (que no meu ponto-de-vista, sintetiza muito bem o que muitos religiosos pensam - e como agem).

Quando e com quem assistir a este filme? O filme tem um bocado de cenas fortes, como um cara comendo uma barata viva, cenas de violência não-recomendadas para a hora do almoço, torturas, severas perversões morais (desnecessário dizer, mas perversão vai muito além dos conceitos do senso comum que sempre associam este termo a sexo fora dos padrões), e esse tipo de coisa. É um filme longo, mas não complexo. Traz algumas reflexões até interessantes sobre os conceitos que temos sobre o sistema penal vigente. Acho que é um filme muito bom por vários motivos diferentes, que ficarão mais claros depois de assistir. Recomendo.

Ficha técnica

Elenco: Steve McQueen - Henri "Papillon" Charriere
Dustin Hoffman - Louis Dega
Direção: Franklin J. Schaffner
Produção: Robert Dorfman
Roteiro: Dalton Trumbo & Lorenzo Semple Jr. (Baseado no livro de Henri Charriere)
Trilha sonora: Jerry Goldsmith
1973 - EUA - 150 minutos - Drama

3 comentários:

Tatiana Souza disse...

Ta aí um filme que eu sempre fui louca para assistir, mas sabe-se lá porque nunca o fiz. Acabo de baixar. Vou assistir nesse final de semana e depois passo aqui para deixar um novo comentário. Ah, só para constar: a resenha só fez aumentar a vontade de assistir. =)

Anônimo disse...

Heya! I'm at work browsing your blog from my new apple iphone! Just wanted to say I love reading your blog and look forward to all your posts! Carry on the fantastic work!
My homepage ... visit the following site

Unknown disse...

Eu não sei outro ator Morgan Freeman como tendo muita experiência no campo do cinema. A sua participação em diferentes gêneros torná-lo um dos meus favoritos, porque ele sempre faz seus personagens um sucesso e este filme não é o excepeción