Como anarquista que sou, não gosto de advogados, menos ainda de juízes, e ainda menos do sistema legal que rege nossa sociedade. Mas reconheço que é muito raro um filme ambientado num tribunal ser ruim. Histórias como as de John Grisham costumam trazer reflexões interessantes, independente do que nós consideramos como valores pessoais. My Cousin Vinny está longe de ser tão pretensioso quanto Grisham, mas não deixa de ser um filme interessantíssimo, e muito divertido. Uma comédia fácil sobre um tema sério, mas que usa de um humor inteligente e recursos simples e eficientes. E Joe Pesci.
Sobre o roteiro: Dois amigos se envolvem embaraçosamente num homicídio, e são presos, vítimas de um grande mal-entendido. Para sua defesa, um deles chama seu primo Vinny. O que ele não sabe é que seu defensor não é exatamente lá muito experiente...
Enfim, através de métodos e comportamentos pouco ortodoxos, o filme se desenrola sobre o julgamento. É um filme de comédia, então o roteiro não pode ser muito revelado.
O que este filme tem de especial? Joe Pesci, cara. Tipo, Joe "fucking" Pesci! Como já dizia o grande George Carlin, ele é o cara que resolve o problema. Mas falando sério, é lamentável que este baixinho tenha feito tão poucos filmes nos últimos 20 anos, porque a atuação dele é algo ímpar nos seus filmes. É um daqueles atores que são incomparáveis. Não por ser melhores ou piores que os demais, mas por serem únicos mesmo. Além disso, o filme conta com um ótimo elenco, com Ralph Macchio (o eterno Karate Kid), Marisa Tomei (espetacular a cena dela como testemunha no tribunal), Freddie Gwyne (como o ultraconservador juiz) e Mitchell Whitfield. Fora isso, a atmosfera é de um típico filme de "Sessão da Tarde", mas dos bons tempos.
Quando e com quem assistir a este filme? Uma comédia leve e despretensiosa. Não tem cenas fortes e apenas um ou outro palavrão aqui e ali, que normalmente nem aparecem nas legendas ou na dublagem. Especialmente recomendado pra quem lida profissionalmente ou academicamente com o Direito. E dá pra assistir com a família toda numa boa.
Ficha técnica
Elenco: Joe Pesci - Vincent "Vinny" Gambini
Marisa Tomei - Mona Lisa Vito
Ralph Macchio - Bill Gambini
Mitchel Whitfield - Stan Rothenstein
Freddie Gwyne - Juiz Chamberlein Haller
Lane Smith - Jim Trotter III
Direção: Jonathan Lynn
Produção: Paul Schiff
Roteiro: Dale Launer
Trilha Sonora: Randy Edelman
1992 - EUA - 120 minutos - Comédia