terça-feira, 8 de outubro de 2013

Oblivion

Superprodução, super elenco, super orçamento, nem sempre resultam num super filme. Oblivion não é ruim, e esboça um roteiro com potencial, mas é fraco e previsível. O que é uma pena.

Sobre o roteiro: O filme se passa num futuro pós-apocalíptico, após a Terra enfrentar uma guerra contra uma raça alienígena, que destruiu o nosso planeta, forçando os poucos sobreviventes a viver em Titan, uma lua de Saturno. Existe uma estação espacial gigantesca que recolhe os poucos recursos naturais que restaram do mundo para levar para a nova colônia. Porém, alienígenas habitando o que sobrou da Terra, os "saqueadores", tentam impedir, tentando destruir o drones bélicos enviados para garantir a segurança da missão. Um casal de técnicos fica em estações especiais na Terra para dar eventuais manutenções em drones danificados. Até que um dia, cai uma nave desconhecida, com tripulação humana em estado de hibernação, e os drones tentam matar os sobreviventes, sendo impedidos pelo protagonista, em tempo de salvar pelo menos a última. Ao ver esta pessoa, ele começa a ter flashes de memórias que foram apagadas, por motivo de segurança. Aí, o roteiro vira outra coisa. Outra coisa, infelizmente, previsível, e muito pouco original. E abusa de clichês até o final, inclusive o próprio final.
Enfim, dá aquela sensação de que a história poderia ser mais bem contada, ou que o contexto permitia uma coisa bem melhor. Mas não chega a ser uma vergonha, ou perda de tempo. Só decepciona.

O que este filme tem de especial? Bom, tem Tom Cruise, Morgan Freeman, efeitos especiais estrondosos (é futuro, cara...) mas mesmo com os dois, em atuações fracas e apáticas, o filme não convence. Então, acho que é isso que o filme tem de especial.

Quando e com quem assistir a este filme? Entretenimento simples, cenas de ação, efeitos especiais... me parece o tipo de filme que meninos de 14 ou 16 anos adorariam, e quem gosta desses elementos acima, também. Fora isso... sei lá, não é um filme ruim, só não façam questão de ver.

Ficha técnica

Elenco: Tom Cruise - Jack Harper
Morgan Freeman - Malcom Beech
Olga Kurylenko - Julia Harper
Andrea Riseborough - Vika
Nikolaj Coster-Waldau - Sykes
Melissa Leo - Sally
Zoë Bell - Kara
Direção: Joseph Kosinski
Produção: Joseph Kosinski, David Fincher, Peter Chernin, Dylan Clark, Barry Levine & Duncan Henderson
Roteiro: Joseph Kosinski, William Monahan, Karl Gajdusek & Michael Arndt
Trilha Sonora: Anthony Gonzalez, Joseph Trapanese & M83
2013 - EUA - 124 minutos - Ação / Ficção científica


Nenhum comentário: