segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Edward Scissorhands (Edward - Mãos de tesoura)


Provavelmente, o melhor filme já feito sobre preconceito. Provavelmente, o melhor filme de Tim Burton. Provavelmente, o melhor personagem de Johnny Depp. Provavelmente, a melhor trilha sonora já feita. Provavelmente, um filme que nunca será esquecido.

Sobre o roteiro: Algo que não é novidade nos filmes de Tim e Johnny: o roteiro é imensamente simples, e igualmente absurdo, mas os personagens são bem construídos e complexos, a história é muito bem contada, e a dramaticidade é explorada aos limites. Assim, a história de um homem criado por um velho inventor, que morre antes de concluir sua obra, deixando-o com tesouras no lugar das mãos, e isolado da vida em sociedade, ganha proporções grandiosas ao abordar as relações pessoais. Fofocas, inveja, fanatismo, bullying, medo, rejeição, amor, e o mais clássico e bem apresentado caso de friend zone da ficção, entre outros elementos, tornam o roteiro praticamente secundário. Um roteiro pra nos fazer repensar em como tratamos as pessoas, em como é errado discriminar alguém por ser diferente e especial, e em um monte de coisas.

O que este filme tem de especial? Além de tudo o que já foi mencionado, contamos com a atuação brilhante de boa parte do elenco. Realmente fica difícil definir até onde o mérito é dos atores e até onde são os personagens que são excessivamente bem feitos, com personalidades muito desenvolvidas (característica raríssima de se ver atualmente), e tudo mais. Mas fato é que este foi o filme responsável por lançar de vez ao estrelato a carreira de Johnny Depp, que realmente se revela um genial ator, apesar da pouca idade e quase nenhuma experiência na época. Além disso, a direção é um show à parte, assim como o figurino, os cenários, maquiagem, fotografia, e principalmente, o mais notório trabalho de Danny Elfman na trilha sonora, belíssima e extremamente eficiente. E um texto marcante. Alguns diálogos são realmente inesquecíveis, como a clássica cena do "Não há mais nada para se ver aqui, voltem para suas casas", "Avon chama", "Eu pensei que era churrasco", "Aí ela me levou para os fundos e começou a tirar a roupa", e o dramático "Porque você me pediu", entre outros. Enfim, coisas especiais não faltam neste que foi um dos filmes mais marcantes da infância de quem a viveu nos anos 90. Mistura de romance, comédia, drama e suspense na medida certa.

Quando e com quem assistir a este filme? Com todo mundo. Como eu disse no começo, nunca vi uma alegoria melhor para abordar a questão do preconceito, e como ele está presente nas sociedades. Especialmente recomendado para babacas preconceituosos que o são por motivos especialmente estúpidos, como religião ou auto-afirmação. Coisa TOP.

Ficha técnica

Elenco: Johnny Depp - Edward
Wynona Ryder - Kim Boggs
Diane Wiest - Peg Boggs
Alan Arkin - Bill Boggs
Anthony Michael Hall - Jim
Kathy Baker - Joyce
Vincent Price - Inventor
Direção: Tim Burton
Produção: Tim Burton & Denise Di Novi
Roteiro: Tim Burton & Caroline Thompson
Trilha sonora: Danny Elfman
1990 - EUA - 100 minutos - Drama

2 comentários:

Unknown disse...

ESSE FILME É MUITO BOM. EU O VI NA ESCOLA JA QUE PRATICAMENTE MANDO NOS PROFS. BEM APESAR DE SER RICA NUNCA PENSEI QUE UM FILME DA IDADE DA PEDRA IA ME INTERESSAR TANTO. AINDA POR CIMA É FEITO POR TIM BURTON CRIADOR DE ALICE NO PAIS DAS MARAVILHAS E FRANKINWINNE. BEM AQUI ESTOU NA CANCELA PRETA FALANDO COM OS CAFONAS. XAU TA NAO VOU PERDER MAIS UM MINUTO DO MEU TEMPO.

Unknown disse...

ESSE FILME É MUITO BOM. EU O VI NA ESCOLA JA QUE PRATICAMENTE MANDO NOS PROFS. BEM APESAR DE SER RICA NUNCA PENSEI QUE UM FILME DA IDADE DA PEDRA IA ME INTERESSAR TANTO. AINDA POR CIMA É FEITO POR TIM BURTON CRIADOR DE ALICE NO PAIS DAS MARAVILHAS E FRANKINWINNE. BEM AQUI ESTOU NA CANCELA PRETA FALANDO COM OS CAFONAS. XAU TA NAO VOU PERDER MAIS UM MINUTO DO MEU TEMPO.