quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Scott Pilgrim vs. the World (Scott Pilgrim contra o Mundo)

Mais um bom filme vindo de uma adaptação de quadrinhos bem recentes e menos badalados do que  os figurões da Marvel, DC, Vertigo e etc. Assim como tivemos Kick-Ass, The Green Hornet, e Watchmen, pra ficar só em alguns (mas não necessariamente nessa ordem de lançamento), surge este longa.

Sobre o roteiro: Um dos mais originais scripts que já vi. Scott Pilgrim tem uma namoradinha, mas acaba se envolvendo com outra garota que acha mais interessante. Mas logo descobre que ficar com ela não é tão fácil assim. Ele terá que enfrentar e derrotar seus ex-namorados, que tem habilidades dignas de personagens de video-game. Só por isso, já vale a pena ir ver o filme.

O que este filme tem de especial? Além do roteiro completamente non-sense, contamos com mais um recurso muito criativo, pelo menos. Sabe aqueles balõezinhos com onomatopeias, presentes em todos os gibis? Eles estão aqui também. E não só isso. Tela cortada entre personagens em lugares diferentes, backgrounds fanásticos (no sentido mais literal da palavra), e vários outros elementos que fazem o espectador ter a sensação de estar lendo uma história em quadrinhos. E elementos non-sense não faltam para sustentar esta ambiência. Além disso, um bom elenco, encabeçado por Michael Cera, que se encaixa perfeitamente no papel, visto que o ator é praticamente um sinônimo de excentricidade e esquisitice.

Quando e com quem assistir a este filme? É uma obra explicitamente direcionada para jovens, mais especificamente para o público nerd, mas é uma comédia que pode agradar a um público um pouco mais amplo que isso. Um senso de humor bem moderno e subjetivo, do tipo que pode agradar muito a alguns, e deixar muitos "boiando". Enfim, não é um filme feito para as massas, mas se tornará certamente um clássico para uma geração. Embora contenha alguns diálogos um pouco acima do "politicamente correto", não me lembro de nada no filme que possa sugerir algum tipo de censura de público não.

Ficha técnica

Elenco: Michael Cera - Scott Pilgrim & NegaScott
Mary Elizabeth Winstead - Ramona Flowers
Kieran Culkin - Wallace Wells
Ellen Wong - Knives Chau
Alison Pill - Kim Pine
Mark Webber - Stephen Stills
Anna Kendrick - Stacy Pilgrim
Chris Evans - Lucas Lee
Direção: Edgar Wright
Produção: Edgar Wright, Nira Park, Mark Platt & Eric Gitter
Roteiro: Edgar Wright e Michael Bacall, baseados na obra de Bryan Lee O'Malley
Trilha sonora: Nigel Godrich
2010 - EUA - 112 minutos - Comédia / Aventura

Nenhum comentário: