quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Blindness (Ensaio sobre a cegueira)

Finalmente um filme baseado em um livro - que eu li o livro. Diga-se, o melhor livro que já li até hoje.Não vou ficar dizendo o quanto considero José Saramago um dos mais brilhantes pensadores da história recente, mas tentarei focar só no filme, embora vez ou outra caibam algumas comparações entre ambas obras.

Sobre o roteiro: A adaptação foi ótima. quase tudo que tem no livro está no filme, e vice-versa. Fica apenas uma pequena ressalva: O livro tem um aspecto mais escatológico em alguns momentos, que na obra de Fernando Meirelles foram suavizados, para melhor se adequarem ao público, e, possivelmente, as classificações etárias. Não que seja ruim fazer isso, achei louvável. Por exemplo, ler sobre um piso todo sujo de dejetos humanos já nos dá uma sensação ruim, mas não precisamos literalmente visualizar isso para imaginar o que se passa. Mas voltando ao roteiro, a história é basicamente o seguinte: Surge uma epidemia de cegueira, contagiosa, que ninguém descobriu como surgiu. O governo decide colocar os novos cegos em quarentena. Neste isolamento, os personagens voltam a se comportar de forma primitiva, e a história começa a explorar várias e interessantíssimas faces do comportamento humano, e como este funciona colocado frente ao absurdo. Reflexões filosóficas é o que não faltam.

O que este filme tem de especial? Definitivamente, o roteiro. É um daqueles filmes perturbadores que nos deixam semanas pensando sobre ele, e suas idéias levantadas. Não é um roteiro conclusivo, o espectador é quem tira suas próprias conclusões sobre o que a obra mostra e aborda. Uma característica interessantíssima comum ao filme e ao livro, é que o nome de nenhum personagem é citado. As pessoas são conhecidas simplesmente pelas suas características, que são o que de fato têm importância para eles mesmos. Mas enfim, é difícil atribuir méritos ao filme, e não ao livro, porém, cabe aqui o mérito as grandes atuações, de todo o elenco, destes difíceis personagens. E definitivamente, é uma produção que realmente está à altura da obra original. O próprio autor do livro que sempre se recusou a permitir adaptações cinematográficas de seus livros, chorou na exibição no cinema, dizendo que o filme mostra exatamente o que ele queria mostrar com seu texto.

Quando e com quem assistir a este filme? É um filme muito pesado e perturbador, logo, digo que não é exatamente um filme de família, e não é para todos os gostos, embora eu o considere imperdível, e um dos meus favoritos. Assista com tempo e atenção, para poder pegar as idéias.

Ficha técnica

Elenco: Julianne Moore - Mulher do médico
Mark Ruffalo - Médico
Danny Glover - Homem de tapa-olho
Gael García Bernal - Rei da ala 3
Maury Chaykin - Contador
Alice Braga - Mulher de óculos escuros
Don McKellar - Ladrão
Mitchell Nye - Menino
Direção: Fernando Meirelles
Produção: Niv Fichman, Andrea Barata Ribeiro & Sonoko Sakai
Roteiro: Don McKellar, baseado na obra de José Saramago
Trilha sonora: Marco Antônio Guimarães
2008 - Brasil / Canadá / Japão - 121 minutos - Drama

Nenhum comentário: