quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

True Grit (Bravura Indômita) (2010)

Cada dia mais eu acho que vou gostar muito de filmes do gênero Western, porque ainda não me lembro de ter visto nenhum filme do gênero do qual eu me arrependa. Foram pouquíssimos, mas todos muito bons. Confesso não ter muita paciência para o ritmo dos Western Spagghetti's, mas as refilmagens e filmes apenas baseados no estilo de época, mas com a cara Hollywoodiana, costumam me agradar muito, como foi o caso de 3:10 to Yuma, No country for old man, Winter's Bone, e True Grit.

Sobre o roteiro: Uma garota de 14 anos, bem "durona", aparece na cidade querendo contratar um caçador de recompensas que tope caçar o assassino do pai dela. Não encontra Han Solo, e se contenta com Rooster Cogburn, o mais impiedoso disponível. Mas ela não é a única na captura do bandido. Há também um inexperiente, mas obstinado Texas Ranger nessa busca há vários meses, e que também quer capturá-lo. Como é característico do gênero, a premissa pouco importa, legal é a caçada, e o texto.

O que este filme tem de especial? O roteiro é até bom, mas não é o mais legal. Apesar de não ter levado nenhuma estatueta, este filme, uma readaptação do original de 1969, estrelado por John Wayne, recebeu 10 indicações para o Oscar. As atuações, de modo geral, são muito boas, merecendo destaque mesmo contando com um elenco já qualificado. Aquele resto todo de cenário, figurino, maquiagem, fotografia, e etc, também é muito bom, mas nada rouba a cena particularmente, tudo está bom por igual. O que realmente chama a atenção são algumas cenas do filme. Assim como em Inglourious Basterds, algumas cenas ficarão na memória pela tensão e direcionamento que as coisas tomam. Difícil explicar.
Ah, e na trilha sonora, mais um bom trabalho de Carter Burwell.

Quando e com quem assistir a este filme? Os irmãos Coen são conhecidos por várias características comuns em seus filmes. Uma delas é a violência acentuada. Não chegam a serem exagerados como Tarantino ou Robert Rodriguez, mas ainda assim, uma ênfase acima do padrão nas cenas mais sanguinárias. Cabe o alerta pra quem não gosta. Fora isso, uma narrativa simples que não exige muito compromisso, mas é uma obra que merece atenção.

Ficha técnica

Elenco: Jeff Bridges - "Rooster" Cogburn
Hailee Steinfeld - Mattie Ross
Matt Damon - Texas Ranger LaBoeuf
Josh Brolin - Tom Chaney
Barry Pepper - "Lucky" Ned Pepper
Direção: Joel Coen & Ethan Coen
Produção: Joel Coen, Ethan Coen, Scott Rudin & Steven Spielberg
Roteiro: Joel & Ethan Coen, adaptados da obra de Charles Portis
Trilha Sonora: Carter Burwell
2010 - EUA - 110 minutos - Western

Nenhum comentário: