quinta-feira, 24 de março de 2011

A Christmas Carol (Os Fantasmas de Scrooge)

Mais uma vez, o critério para falar deste filme é simples: Foi o último que assisti. Possivelmente, esse será meu principal critério.

Todo mundo já ouviu falar da história. Essa é só a 8762836ª versão,  e tem seus pontos fortes, mas... preciso dizer que eu esperava mais. Não que seja um filme pretensioso, que me permitisse esperar mais. Mas o elenco, a direção, e a grana do filme acabaram gerando mais expectativa do que deveria.

Sobre o roteiro: O velho livro do Charles Dickens, onde o velho e ranzinza Ebenezer Scrooge é um mão-de-vaca sem coração que maltrata a todos a seu redor, explora seus funcionários, e particularmente detesta o Natal. Então, um dia recebe a visita do fantasma de seu falecido sócio, que lhe avisa das 3 visitas que receberá: Um fantasma do passado, um do presente e um do futuro. O primeiro lhe mostra como foi seu passado, o próximo lhe mostra como é seu presente, como as pessoas lhe vêem, e quais são as consequências das suas atitudes. O  último lhe aterroriza com o que o futuro lhe reserva, se continuar a agir desta forma. Depois disso, o muquirana sofre uma completa mudança de atitudes e de personalidade, se tornando uma pessoa muito melhor do que era. E o filme não muda esse roteiro ultra-conhecido. Ponto positivo, penso eu.

O que esse filme tem de especial? Já assistiram "A lenda de Beowulf"? Este filme usou o mesmo recurso: Computação gráfica sobre atores reais. Nesse aspecto, o filme realmente é um sucesso. A parte gráfica é impecável. O grande porém é que esse recurso limitou muito a interpretação do poderoso elenco, com Jim Carey, Gary Oldman, Collin Firth e Bob Hoskins, entre outros. Além do que eu pessoalmente sempre boto uma pilha a mais quando vejo o nome de Robert Zemeckis num filme, pois sou fãzaço desse diretor. Ah, a trilha sonora do Alan Silvestri também é digna de nota (e também sou fã desse cara). Tão importante quanto um personagem.


Quando e com quem ver esse filme? Tem hora não. Veja quando quiser, não vai exigir muito de sua atenção. Dá pra ver com crianças, namorada, família, cachorro, papagaio, a turma toda. Mas aviso que não vão tirar muito mais do que entretenimento e uma lição que todo mundo já conhece.


Ficha técnica:


Elenco: Jim Carey - Ebenezer Scrooge, e vários outros personagens;
Gary Oldman - Bob Cratchit
Colin Firth - Fred
Robin Wright Penn - Belle
Bob Hoskins - Fezziwig
Direção: Robert Zemeckis
Produção: Jack Rapke, Steve Starkey & Robert Zemeckis
Roteiro: Charles Dickens (autor do livro)
Trilha Sonora: Alan Silvestri
2009 - EUA - 96 minutos - Drama

Nenhum comentário: