quinta-feira, 24 de março de 2011

Being John Malkovich (Quero ser John Malkovich)

TOP. Mais um daqueles filmes que definitivamente merecem ser chamados de originais. Vi o filme no último fim de semana, e ainda estou viajando um pouco na idéia do filme. As atuações são brilhantes, e os personagens criados são muito bem construídos.

Sobre o Roteiro: Estamos falando de um dos filmes mais criativos que já assisti. Abusando de elementos surrealistas e oníricos, o filme aborda uma questão filosófica muito antiga: Como é ver o mundo através dos olhos de outra pessoa? Essa perspectiva é permitida aqueles que adentrarem aquela estranha portinha do 7,5º andar. E como seria viver a vida de outra pessoa? Craig Schwartz (John Cusack, irreconhecível) pode experimentar isso também. A história é cheia de elementos absurdos e inusitados, como a recepcionista que não entende nada que dizem a ela, o próprio 7,5º andar e a sua concepção, a paixão de Craig e Lotte (Cameron Diaz, ainda mais irreconhecível) por Maxine (Catherine Keener), entre várias outras bizarrices. Nos leva a muitas reflexões filosóficas e morais. O filme é TOP. Imperdível.

O que esse filme tem de especial? Tudo o que eu já disse, além de um primoroso trabalho na direção, com tomadas incomuns, quebra de muitos clichês, atuações impecáveis de todo o elenco, e... sei lá, um dos mais criativos roteiros já filmados.

Quando e com quem ver esse filme? Quando estiver querendo ver um filme mais ambicioso, que te leve a muito mais do que puro entretenimento. E com quem esteja disposto a fazer o mesmo. Não o recomendo para assistir de casalzinho, como um romance... é um filme relativamente difícil, pra ver com calma e atenção. Nunca o assista com pessoas fãs de Jet Li, nem de Crepúsculo, e nem de Legalmente Loira. Eles simplesmente não entenderão o filme e sairão entediados.

Ficha técnica:

Elenco: John Cusack - Craig Schwartz
Cameron Diaz - Lotte Schwartz
Catherine Keener - Maxine
John Malkovich - John Malkovich
Direção: Spike Jonze
Produção: Steve Golin, Vincent Landay, Sandy Stern & Michael Stipe
Roteiro: Charlie Kaufman
Trilha Sonora: Carter Burwell
1999 - EUA - Comédia/Drama

Nenhum comentário: