quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Bedtime Stories (Um faz de conta que acontece)

Adam Sandler já é sacado. Todo mundo sabe que vai ser um filme de sucesso, que vai ser aclamado pelo público médio, mas que não vai ser um filme realmente genial. Embora eu goste um bocado dos filmes em que ele atua, os realmente acima da média são poucos. Eu citaria aqui: Click, Little Nick, 50 first dates, Billy Madison, Spanglish e Reign over me (os dois últimos na verdade são dramas). Ok, pensando melhor não são poucos. Mas enfim, dando uma olhada no currículo dele, o número de filmes que ele faz por ano é bem maior que a média de outros comediantes do seu nível, como Rob Schneider, Jim Carrey, Chris Rock e o não-tão-bom-assim Ben Stiller. De um número maior, em teoria, é mais fácil tirar mais bons filmes.

Mas enfim, este aqui é um filme que representa bem a carreira dele: ótimos momentos, mas, de um modo geral, nada extraordinário.

Sobre o roteiro: Saindo um pouquinho do que ele está acostumado a fazer, esta comédia é um pouco mais direcionado para o público infantil. E parte de uma premissa interessante também: Um funcionário de um suntuoso hotel precisa cuidar de seus dois sobrinhos para "quebrar um galho" para sua irmã. E na hora de dormir, começa a contar loucas histórias de ninar, protagonizadas por ele mesmo, bem ao estilo Homer Simpson. Como as crianças não concordam, elas fazem várias interferências nas histórias. E no dia seguinte, o que aconteceu na história acaba - de uma forma adaptada para a realidade, é claro - acontecendo na vida real. E ao perceber isso, ele começa a tentar manipular as histórias para seus próprios interesses. Aí a história se desenrola, parte para um ou outro clichê, e tudo mais. Desse jeito fica parecendo Spoiler, mas o que eu escrevi aqui, em outras palavras, é basicamente a sinopse do filme mesmo. Como são as comédias, a graça não está em saber o que vai acontecer, e sim em como vai acontecer. Nisso, Adam Sandler é muito bom.

O que este filme tem de especial? Pessoalmente, gostei da premissa, e a achei original. O filme tem bons momentos, uma história boba, mas bem tramada, traz muitos clichês, mas não chega a exagerar, e se mantêm interessante até o fim. Eu dispensaria as lições de moral que os filmes dele costumam trazer, mas também não compromete. O restante do elenco é só coadjuvante mesmo, e toda a responsabilidade do filme recai sobre o astro, para o bem ou para o mal. Não gosto muito disso, prefiro ver o céu cheio de estrelas brilhando em harmonia do que ver só um sol brilhando sozinho e em demasia, porém, Hollywood funciona assim. O filme funciona bem, mas ano que vem eu vou me esquecer dele. É muito bom, mas não tem aquele "algo mais" dos filmes dele que destaquei no início do texto. Ah, como não poderia deixar de ser, tem uma participação bem legal do Rob Schneider, que sempre atua em parceria.

Quando e com quem assistir a esse filme? Comédia do Adam Sandler, filme da Disney, é aquele padrão: Filme pra qualquer um. Pra qualquer gênero, idade, nível socio-cultural, etc. E é puro entretenimento, sem nenhuma grande pretensão (além do seu dinheiro, é claro).

Ficha técnica:

Elenco: Adam Sandler - Skeeter Bronson
Keri Russell - Jill
Guy Pearce - Kendall
Russell Brand - Mickey
Richard Griffiths - Barry Nottingham
Teresa Palmer - Violet Nottingham
Lucy Lawless - Aspen
Courteney Cox - Wendy Bronson
Direção: Adam Shankman
Produção: Adam Sandler, Andrew Gunn & Jack Giarraputo
Roteiro: Matt Lopez & Tim Herlihy
Trilha sonora: Rupert Gregson-Williams
2008 - EUA - 99 minutos - Comédia

Nenhum comentário: