terça-feira, 16 de agosto de 2011

Fracture (Um crime de mestre)

Anthony Hopkens em mais um filme de baixo orçamento. Mas mantendo seu padrão, mais um filme muito bom. Já me esforcei, mas ainda não vi um filme realmente ruim com ele. Tudo bem, Bad Company tem um roteiro pavorosamente horrível, mas as atuações dele e do Chris Rock ajudam bastante para tornar o filme como "passável", no que considero como o pior filme dele. Mas aqui, temos um filme realmente interessante.


Sobre o roteiro: É o seguinte: Um velho descobre que sua jovem esposa o está traindo com um policial. Como vingança, lhe dá um tiro na cabeça, e confessa o crime. Vai a julgamento, mas dispensa um advogado, se tornando ele mesmo o responsável por sua defesa no julgamento. De olho nesse julgamento superfácil, um jovem promotor pega o caso. Porém, várias coisas acontecem durante as investigações, tornando um caso praticamente resolvido em completamente aberto, e não aparece nenhuma prova conclusiva que possa condenar aquele que todos parecem ter certeza de ser o culpado. Então, seguem-se algumas revelações sobre a história. Um roteiro interessantíssimo, mas continuar falando sobre o mesmo seria spoiler. É um filme surpreendente, e que não o faz recorrendo a clichês exaustivamente já explorados. Recomendo.

O que esse filme tem de especial? Acho que em algum lugar desse blog eu disse que Anthony Hopkins é meu ator favorito. Filmes como Hearts in Atlantis, Meet Joe Black, Legends of the Fall, Amistad e, obviamente, a triologia Hannibal só reforçam o currículo deste brilhante galês. Este não é seu melhor filme, mas ainda assim, ele está muito bem. Porém, não gostei da atuação do restante do elenco. Ryan Gosling não empolga, e os demais atores todos tem participações muito curtas para poderem ser avaliados. Claro, não chegam a comprometer o filme, mas creio que o roteiro merecia uma produção melhor, com um elenco melhor, etc. Os demais aspectos do filme também não empolgam. Então, provavelmente seria um filme apenas mediano, não fosse o ótimo roteiro, e, claro, Hopkins.

Quando e com quem ver esse filme? Pra quem curte direito, é uma ótima pedida. Mas também é um filme bem legal pra quem gosta dessa coisa de investigação, surpresas, revelações, etc. Fora um tiro na cabeça, não possui cenas de violência. Então, eu diria que não é um filme pra ser vetado para crianças, embora naturalmente a maioria delas ficaria entediada com o estilo. Mas apenas digo que não é um filme pra esperar as crianças saírem de perto pra assistir. É só começar a ver que naturalmente elas mesmo devem o fazer (pelo menos foi o que aconteceu quando eu assisti). Recomendo assistir o filme com atenção, pois o roteiro é cheio de detalhes que passam a ser relevantes no final. E vejam até o final.

Ficha técnica

Elenco: Ryan Gosling - Willy Beachum
Anthony Hopkins - Ted Crawford
Direção: Gregory Hoblit
Produção: Charles Weinstock
Roteiro: Glenn Gers & Daniel Pyne
Trilha sonora: Jeff e Mychael Danna
2007 - EUA / Alemanha - 113 minutos - Drama

Nenhum comentário: