terça-feira, 5 de julho de 2011

The usual suspects (Os suspeitos)



Depois de muito tempo sem postar nada, eu tinha que voltar com um filme top. Estou falando de um dos 10 melhores filmes de investigação que já vi.

Sobre o roteiro: O nome do filme vem de uma sala de suspeitos montada para reunir os personagens principais, sob falsas acusações, que irão ser convocados por Keiser Soze, uma lenda do crime organizado, para realizar um "serviço", como forma de pagamento por roubos que cada um dos suspeitos havia cometido contra seu patrimônio, embora não soubessem que era dele que estavam roubando. A história é narrada pelo personagem de Kevin Spacey, que está sendo interrogado por um detetive, e vai contando os fatos acontecidos durante o filme. E as coisas vão se desenrolando de forma a deixar o espectador mais desatento completamente perdido. É um filme recheado de detalhes, nuances, pequenos detalhes que farão toda a diferença no fim da trama, que é surpresa atrás de surpresa.

O que esse filme tem de especial? Vamos listar. Pra começar, atuações perfeitas. Tanto que Kevin Spacey levou um Oscar pela sua atuação. O roteiro também é sensacional, cheio de revelações e de tudo pra manter um suspense e prender a atenção e a expectativa do espectador. E também ganhou um Oscar de melhor roteiro. Mas seguramente o maior trunfo do filme é a direção, por conta de Bryan Singer (o mesmo de X-men, X2 e do seriado House, M.D). Imagine um filme com o tom sarcástico e com os intrigantes casos de House, mas no âmbito do crime organizado. É mais ou menos isso que se encontra aqui. Menção especial para a cena onde é contado como Keiser Soze se tornou um legendário criminoso.

Quando e com quem assistir esse filme? Com quem não se importa com violência, porque o filme tem uma boa dose desta, e quando puder se concentrar, pois o filme é muito complexo, e se torna muito mais interessante se juntar as peças ao longo do longa.

Ficha técnica:


Elenco: Kevin Spacey - Roger Verbal Kint
Benicio Del Toro - Fred Fenster
Stephen Baldwin - Michael McManus
Gabriel Byrne - Dean Keaton
Kevin Pollak - Todd Hockney
Chazz Palminteri - Dave Kujan
Pete Postlethwaite - Kobayashi
Suzy Amis - Edie Finneran
Direção: Bryan Singer
Produção: Kenneth Kokin, Michael McDonnell e Bryan Singer
Roteiro: Christopher McQuarrie
Trilha sonora: John Ottman
1995 - EUA - 106 minutos - Policial / Suspense

Nenhum comentário: