segunda-feira, 13 de junho de 2011

Catch me if you can (Prenda-me se for capaz)



Um filme com um estilo que eu gosto muito: Golpes, armações, etc. Felizmente, normalmente filmes que seguem essa linha são muito bons, não me vem agora a mente nenhum filme dessa categoria que eu não tenha gostado. E não estamos diante de uma exceção.

Sobre o roteiro: O filme conta a história supostamente verdadeira de Frank Abagnale Jr, um estelionatário que ficou famoso por praticar golpes nos EUA, forjar identidades diferentes e convencer muita gente do que lhe era conveniente, e que foi perseguido por muitos anos até ser finalmente preso, passando então a SPOILER - SPOILER - SPOILER. O filme então narra, de forma mais cômica, como alguns de seus golpes eram executados. E como a polícia fez para capturá-lo. Muitas surpresas, cenas cômicas, e sobretudo fraudes genialmente elaboradas por um garoto de 17 anos que se tornou um dos mais célebres falsários de seu país. Embora o roteiro seja o principal atrativo do filme (pessoalmente acho essa uma das melhores qualidades que um filme pode ter), se trata de um daqueles filmes que não dá pra ficar falando muito do roteiro sem estragar surpresas. E embora seja um filme que não tem problema algum em ser visto de novo, existe um certo clima de mistério que só existirá na primeira vez que for assistido. Então, vamos apenas dizer que é uma história muito boa, bem tramada e com fatos bem conexos (aliás, o filme ser baseado em fatos reais ajuda muito nessa hora, embora não anule o trabalho do roteirista de forma alguma) e dizer que é um filme que vale muito a pena assistir. Recomendo.

O que esse filme tem de especial? O diretor é Steven Spielberg, e a trilha sonora é de John Williams. Não muito abaixo em importância, o co-adjuvante é Tom Hanks. Com isso de início, acho que nem se quisessem esse filme sairia ruim. O filme acerta ao trazer uma história séria, uma trama atrativa e interessante, personagens sérios, mas com um leve tom de humor-negro, em relação aos infortúnios ocorridos aos personagens. Traz um elenco de primeiro escalão com um inspirado Leonardo DiCaprio como protagonista, em uma de suas melhores atuações, longe daquele insosso ator "celebridade forçada" de Titanic. Christopher Walken também está destacadamente bem, apesar de pouco aproveitado, e Tom Hanks sendo feito de palhaço o tempo todo também, como sempre, muito acima da média. Os aspectos técnicos estão totalmente dentro da excelência esperada de um filme do Spielberg. John Williams não fez a melhor trilha sonora de sua vida, mas ainda assim ela é notável e chama a atenção.

Quando e com quem ver esse filme? Dá pra ver a qualquer momento, mas é um filme que merece alguma atenção, embora seja fácil de assistir. E também dá pra ver com qualquer um, não tem cenas fortes, nem um roteiro intrincado, ou maiores pretensões. Um filme "versátil".


Ficha técnica:

Elenco: Leonardo DiCaprio - Frank Abagnale Jr.
Tom Hanks - Carl Hanratty
Christopher Walken - Frank Abagnale
Martin Sheen - Roger Strong
James Brolin - Jack Barnes
Amy Adams - Brenda Strong
Jennifer Garner - Cheryl Ann
Direção: Steven Spielberg
Produção: Steven Spielberg, Michel Shane, Walter F. Parkes & Laurie MacDonald
Roteiro: Frank Abagnale & Stan Redding (autores do livro)
Trilha sonora: John Williams
2002 - EUA - 141 minutos - Aventura

Nenhum comentário: