sexta-feira, 10 de junho de 2011

Speed Racer

E chegou o dia em que descobri que meus heróis também não são perfeitos... após ter assistido todos os filmes feitos pelos irmãos Wachowski, e ter achado todos eles geniais, fui assistir Speed Racer. Quer dizer, não fui tão fanático assim, fiquei enrolando uns 3 anos pra ver o filme, até criar coragem (pois preciso citar que não o assistiria jamais se não fosse feito por pessoas com o prestígio semelhante ao dessa dupla) pra vê-lo. Tudo bem que é um filme infantil, mas Shrek também é, e ainda assim é ótimo. Mas pelo menos para as crianças, fico com a impressão que o filme é ótimo.

Sobre o roteiro: Alguém aí já assistiu a algum filme ou desenho da Hot Wheels, mesmo que por tabela, involuntariamente, navegando nos canais de TV sábado de manhã, cuidando de um primo novinho, não?! É o seguinte: Corridas onde os pilotos não só pilotam pelo dinheiro, ou por esporte. Eles estão lá defendendo algo em que acreditam, quase como paladinos da verdade e da justiça. E a física é completamente ignorada nas corridas. Fora isso, ainda tem aquela coisa de Ben-Hur, os duelos entre carros, um batendo no outro, carros cheios de armas secretas, ganchos, serras, correntes, e toda sorte de parafernalhas "medievais high-tech". Enfim, zero compromisso com a verossimilhança. O que não seria um problema, em teoria, o problema é que isso não é um desenho animado, e é um filme que adapta para o cinema um clássico de muitos anos, e que gera uma expectativa grande nas crianças dos anos 70, 80, que hoje estão nos seus 40, 50 anos, e provavelmente se interessariam em ver esse filme com os filhos.

Acho que é aqui que mora o principal problema do filme: Só as crianças vão achar interessante. O filme não tem elementos adultos, e é recheado de toda sorte de clichês das aventuras infantis. O maniqueismo, o piloto absurdamente bonzinho, incapaz de fazer mal a uma formiga, inocente até o último fio de cabelo, o dono de equipe diabolicamente mau e sem escrúpulos, o protagonista que ganha todas, sempre no último instante, entre outras coisas que só colam mesmo pra crianças. Volto a dizer, filme infantil não precisa agradar só as crianças. O que nos leva ao elemento que faltou, e que é o responsável por fazer crianças e adultos gostarem de Ice Age, Megamind, o já citado Shrek, Finding Nemo, entre outros: Humor.

Digo, até tem, mas é tão fraco e escasso que nem se percebe. E fazer um filme essencialmente infantil tentando colocar a mesma seriedade de The Matrix e V for Vendetta é MUITA pretensão, mesmo para os Wachowski (que já foram muito pretensiosos nos dois filmes citados acima, e deram muito certo) e infelizmente o resultado não foi satisfatório. O que não é o fim do mundo, afinal de contas, não me lembro de absolutamente nenhum filme infantil que fosse feito pra ser levado a sério, e que tenha dado certo. Citando o filme que lançou a dupla para o megaestrelato, "todos caem na primeira tentativa". Só não acho que valha a pena tentar fazer outro filme nesse molde. Ah, e fazer um filme desse jeito com mais de duas horas de duração também foi lamentável. Não via a hora do filme acabar, pois a trama é cansativa e muita coisa aqui é desnecessária. É um filme que tem como público alvo crianças e adutos que assistiram a série animada. Mas parece que o foco foi só nos baixinhos.

Ah, vale citar algo importante que afeta diretamente minhas impressões sobre o filme: Eu nunca vi nenhum episódio do desenho Speed Racer, então não tive como ver o filme fazendo uma comparação com o original, então talvez muita coisa que eu não tenha gostado possa não ser culpa deles, e sim da premissa mesmo.

O que esse filme tem de especial? Andy & Larry Wachowski, cara. Eles inventaram a roda duas vezes em uma década. Então, há de se esperar que em todos os aspectos técnicos o filme seja mais do que perfeito. E nesse sentido, todas as espectativas são até superadas. Efeitos especiais muito primorosos (embora servindo a um propósito muito bobo), edição, produção e tudo mais com o máximo de qualidade que a tecnologia permite. O elenco não tem muito trabalho, os personagens não exigem nada demais e seria até uma boa oportunidade para lançar a carreira de atores iniciantes, mas preferiram usar atores mais conhecidos, como John Goodman, Susan Sarandon e Christina Ricci, além do protagonista não tão famoso Emile Hirsch. Claro que dão conta do recado. Mas fica a sensação de que tem muita gente qualificada, muito dinheiro, para pouco resultado.

Quando e com quem ver esse filme? Com criança, definitivamente. Preferencialmente, com meninos, até uns 10, 12 anos, no máximo. É bom que dá pra levantar pra ir ao banheiro, pegar algo pra comer na cozinha, sem precisar parar o filme. Ou se você for um nostalgista que era fã do desenho, também. Só que é um filme muito bobo, e eu não gostei.

Ficha técnica:


Elenco: Emile Hirsch - Speed Racer
John Goodman - Pops Racer
Susan Sarandon - Mom Racer
Christina Ricci - Trixie
Scott Porter - Rex Racer
Mattew Fox - Racer X
Roger Allan - Arnold Royalton
Direção: Andy & Larry Wachowski
Produção: Andy Wachowski, Larry Wachowski & Joel Silver
Roteiro: Tatsuo Yoshida
Trilha sonora: Michael Giacchino
2008 - EUA/Japão/Alemanha - 135 minutos - Aventura/Infantil

Nenhum comentário: