sábado, 16 de abril de 2011

Apollo 13

Um bom filme que não deveria existir.

Não é atoa que o filme fez tanto sucesso nos EUA. Os 3 astronautas foram transformados em heróis nacionais, bem ao estilo americano. E o grande feito deles foi... sobreviver. Obama ganhou um Nobel só por ser o primeiro presidente negro dos EUA, então, para os padrões estadosunidenses, tá ótimo. Mas pra qualquer um com um pouco mais de senso crítico, tudo isso é muito forçado.

Sobre o roteiro: Como o filme é baseado em fatos (supostamente) reais, a história já é conhecida. Uma espaçonave é lançada em uma missão à Lua, mas acontece um acidente no módulo que torna a volta pra casa uma tarefa dramática. Dramática demais. De fato tão dramática, que fica patética. E aí, vira aquela coisa: Os EUA (e supostamente o mundo inteiro) parados na expectativa de ver o desfecho, todo mundo que pode fazer algo à respeito se empenha como se nada mais importasse para trazer os "heróis" de volta, e todos o valores americanos são exacerbados a níveis deprimentes. Coisa digna de Superman, só que tentam nos convencer de que foi exatamente assim. Aí é tenso.

O que esse filme tem de especial? Ao se tratar de um tema tão politicamente explorado, o filme tinha que soar o mais convincente possível. À depender do elenco, o filme conseguiria. Todo mundo trabalha muito bem, e a gente realmente tem a sensação de desespero, tensão e apreensão que eles têm. Só que pra se convencer desse roteiro tão recheado de hipocrisia e nacionalismo doentio, é necessário querer. E por isso, tanto sucesso nos EUA, onde os cidadãos adoram exaltar seus ícones. Mas eu não nasci lá.
Os efeitos especiais também são ótimos, revolucionários para a época.

Quando e com quem ver esse filme? Com quem não tem senso crítico, ou com americanos e seus simpatizantes (acho que são sinônimos, mas enfim...). É um grande filme, só que insistir que as coisas aconteceram daquele jeito é barra pesada. Feito para promover o americanismo. Eu não perdoei.

Ficha Técnica:


Elenco: Tom Hanks - Jim Lovell
Bill Paxton - Fred Haise
Kevin Bacon - Jack Swigert
Gary Sinise - Ken Mattingly
Ed Harris - Gene Kranz
Direção: Ron Howard
Produção: Brian Grazer
Roteiro: William Broyles Jr. & Al Reinert
Trilha sonora: James Horner
1995 - EUA - 140 minutos - Drama

Nenhum comentário: