A expectativa gerada era enorme. Jim Carrey cobrou $20.000.000 pra fazer o filme, maior cachê já cobrado em Hollywood até então. Então tinha que ser um filme de igual grandeza. Não é. Mas a crítica massacrou e destruiu a reputação do filme. O que fez com que eu esperasse até agora para finalmente me interessar em assistir. Realmente não é grande coisa, mas a crítica foi exagerada. Não é nenhuma porcaria.
Sobre o roteiro: Uma idéia legal. Mas não o suficiente para segurar um filme inteiro. Daria um bom curta, uma crônica do Luís Fernando Veríssimo, ou até mesmo um interessante personagem numa trama maior. Mas fica a sensação de um coadjuvante tentando ser protagonista, e não temos nem protagonista, nem coadjuvante. O que em tese poderia ser legal, algo fora dos padrões. mas ele ficou foi desajustado mesmo. Pra quem não sabe, Jim Carrey faz um instalador de TV à cabo. Ao ouvir uma proposta para instalar canais ilimitados em troca de um pequeno suborno, opta por fazer isso apenas por amizade. E tenta assim se tornar um amigo. Um amigo chato, excêntrico e inconveniente. Mas aqui o ótimo Jim passa da conta. Aparentemente ainda em busca de afirmação de seu espaço, peca pelo excesso de caras e bocas. Sua marca registrada porém não é nem de longe sua melhor qualidade (aliás, eu sequer vejo graça nisso - sou fã dele é pelas atuações mesmo, sobretudo em dramas). E Ben Stiller (ainda mais desesperado por afirmação até hoje) recebe como primeira chance na direção aos 20 e poucos anos um projeto muito maior que seu talento. O resultado é um filme fraco. Cheio de pontos fortes, boas cenas, boas piadas e até citações legais a outros filmes. Mas no conjunto da obra, é fraco. As próprias conexões (ou a falta delas) revelam esse problema. Mas... se retirarmos toda a expectativa do elenco e da grana que o filme envolve, até passa por uma comédia legalzinha. Diverte, entretem. Forçando a barra, até traz alguma reflexão sobre as pessoas invisíveis que cruzam nossas vidas todos os dias e nós as ignoramos. Mas o filme não é tão ambicioso quanto o projeto, e, com justiça, foi um fracasso (se analisarmos a expectativa gerada).
O que esse filme tem de especial? O elenco é muito bom, e trabalha até bem. O problema, como disse, é o diretor, que estava só começando, e não é bom até hoje. Ben Stiller até faz bons filmes, mas não é bom comediante. O que parece contraditório e paradoxal, mas ele não me convence. Destaco também uma premissa original. E algumas citações, como a última cena na antena, já tinham me lembrado GoldenEye na hora, mesmo antes disso ser dito. E tem umas previsões do futuro naquela fala do personagem de Jim Carrey em pé na antena, em que todas são realidades comuns hoje. É muito raro algum filme falar sobre coisas que teremos no futuro e acertar. Esse merece o crédito. Só não previram o prejuízo que o filme ia causar...
Quando e com quem ver esse filme? O filme foi feito pra ser uma comédia fácil, estilão Ace Ventura. Acabou se revelando um filme mais inteligente que isso, mas meio que por acidente, pois isso não foi constante no filme. Então, pessoas mais exigentes podem não gostar, mas dá pro gasto. Não vejo contra-indicações. Não tem cenas fortes e só tem uma cena em que as pessoas estão jogando um jogo de adivinhação de palavras eróticas que podem deixar alguém constrangido na frente de pais mega-conservadores (como os meus, rs), o que é justamente a intenção do personagem com seu rival no momento, diga-se de passagem.
Ficha técnica:
Elenco: Matthew Broderick - Steven Kovacs
Jim Carrey - Instalador de TV à cabo
Leslie Mann - Robin Harris
Ben Stiller - Sam Sweet / Stan Sweet
Jack Black - Rick
Direção: Ben Stiller
Produção: Judd Apatow
Roteiro: Judd Apatow, Lou Holtz Jr. & Ben Stiller
Trilha sonora: John Ottman
1996 - EUA - 96 minutos - Comédia
4 comentários:
Uma nota?! Um 6 tá de bom tamanho, pra não perder média.
Acho um dos filmes mais fracos do Jim Carrey.
De fato... A questão é que não é ruim, é só que Jim Carrey já provou ser capaz de fazer MUITO melhor que isso. Comparando com ele mesmo, o filme é fraco sim.
eu acho que o filne de jiim carrey o pentelho foi um dos melhores não e comparado a outros mais foi otimo esse filme
Postar um comentário