terça-feira, 19 de abril de 2011

Dirty Work (Vingança sob encomenda)

Por muito tempo eu dizia que esse era o melhor filme de comédia que já assisti. Também é uma pena que seja tão lado B. O elenco desconhecido não ajuda muito, apesar de ótimos atores. Filme dificílimo de encontrar, mas vale muito a pena.

Sobre o roteiro: O ponto forte do filme. É a história de dois caras que, desde criança, nunca levavam desaforo pra casa. Sempre que alguém os intimidavam, agrediam, ou lhes perturbavam de alguma forma, eles se vingavam, sempre de uma forma muito criativa, inusitada e engraçada. Mas depois de adultos, tentando de tudo para levantar uma grana para conseguirem salvar o pai de Sam McKenna, encontram nesse "talento" a sua profissão, e abrem uma empresa de vingança sob encomenda. E o negócio começa a prosperar e tomar grandes proporções. Por si só, a idéia já garante a premissa para um ótimo roteiro, mas poderia ser desperdiçado com idéias ruins, mas definitivamente isso não acontece. O filme é pra rir alto, dar aquelas gargalhadas histéricas. Bastante imprevisível também, exceto por um ou outro clichê aqui e alí. Imperdível!

O que esse filme tem de especial? O mais interessante é que o filme não inspira nenhuma confiança, parece mais um filme de Sessão da Tarde, mas é excelente. O elenco, embora desconhecido, trabalha muito bem. Destaque para o personagem de Chevy Chase, único ator mais famoso, que faz um médico com sérios problemas com apostas. Tem algumas pontinhas de participação especial, como Adam Sandler, John Goodman, e Rebecca Romijn (a Mística, da franquia X-men). Mas o filme é recheado de piadas bem-sacadas e o legítimo humor pastelão. TOP.

Quando e com quem ver esse filme? Algumas piadas sexuais, insinuações de violência, entre outras coisas politicamente incorretas, podem barrar crianças e pessoas muito conservadoras. Fora isso, é um filme fácil de assistir e para riso solto.

Ficha técnica


Elenco: Norm McDonald - Mitch Weaver
Artie Lange - Sam McKenna
Jack Warden - "Pops" McKenna
Traylor Howard - Kathy
Chevy Chase - Dr. Farthing
Christopher McDonald - Travis Cole
Direção: Bob Saget
Produção: Robert Simonds
Trilha sonora: Richard Gibbs
1998 - EUA / Canadá - 81 minutos - Comédia

Nenhum comentário: