quinta-feira, 28 de abril de 2011

Bound (Ligadas pelo desejo)

O único motivo pelo qual eu vi esse filme é que a direção, produção e o roteiro são dos irmãos Wachowski. Reza a lenda que o filme só foi feito como um test-drive dos dois para ver se eles tinham capacidade de tirar o projeto The Matrix do papel, pois a Warner estava interessadíssima, mas desconfiada da capacidade dos dois. E Bound prova por A + B que esses caras tem muito talento.

Sobre o roteiro: O enredo conta a história de duas lésbicas amantes que planejam roubar o dinheiro do marido de uma delas (que obviamente não desconfia de nada), que é um mafioso aspirante a um papel mais importante na máfia. E daí surge a premissa para mais um daqueles filmes de golpe, se é que existe tal gênero. O legal desse tipo de filme é que basta ter uma boa idéia para garantir um bom resultado. Não depende de milhões de dólares de orçamento, de atuações brilhantes... só de boas conexões e de uma história bem escrita e que as coisas sejam plausíveis, verossímeis, e façam sentido. Então, por mais que a fórmula seja sacada, ela quase sempre gera um filmaço. Vide Ocean's 11, Midnight sun, e Snatch!, entre vários outros.

O que esse filme tem de especial? Acho que o mais óbvio chamariz do filme são as lésbicas. Me perdoem as leitoras do blog (se hoverem... nenhuma mulher comentou no blog até hoje...), mas isso é um atrativo muito grande para o público masculino. Mas não é isso que o filme tem de melhor. O roteiro é realmente o grande destaque. Não vou ficar fazendo revelações estraga-surpresas, mas recomendo amplamente que assistam o filme pra verem por si mesmos. As atuações também são muito boas e muito, muito convincentes, em especial Joe Pantoliano, que volta a trabalhar com os Wachowski em The Matrix, no papel de Cypher, o traidor.

Quando e com quem ver esse filme? Vejam com quem não vai se importar em ver umas cenas não tão moderadas de violência, e principalmente com quem não vai se importar de ver uma cena com duas mulheres se pegando. Mas se pegando mesmo. E veja se gostar de filmes de ação.

Ficha técnica:


Elenco: Gina Gershon - Corky
Jennifer Tilly - Violet
Joe Pantoliano - Caesar
Direção: Larry e Andy Wachowski
Produção: Stuart Boros & Andrew Lazar
Roteiro: Andy Wachowski & Larry Wachowski
Trilha sonora: Don Davis
1996 - EUA - 108 minutos - Ação

Um comentário:

Victor Coelho disse...

Pra quem faz questão de uma nota, pra mim é 10.