quarta-feira, 6 de abril de 2011

The Green Hornet (O Besouro Verde)

Não, eu não vi o seriado antigo. Também não vi o Bruce Lee como Kato. Aliás, nunca vi nenhum filme do Bruce Lee, e honestamente, o gênero que ele costumava atuar nem me interessa. Também nunca li os quadrinhos do Green Hornet. Só assisti o filme porque li o nome "Christoph Waltz". Isso já é suficiente para que eu veja qualquer filme onde este nome aparecer. Foi apenas seu segundo filme, mas é difícil vir a cabeça o nome de algum ator que supere este austríaco.

Ah, tá, o filme. Fui assistir procurando entretenimento. Lembrei do "Kick-ass", e criei uma expectativa semelhante. Não tem a genialidade do Kick-ass, mas segue uma linha parecida, e tem seus méritos. Diria que está um degrauzinho abaixo, por não ter um roteiro tão bom, nem o texto excelente, mas ainda é um filmão.

Sobre o roteiro: Realmente dá pra notar umas falhas de ligação. Tipo, Britt Reid decidiu se transformar em super-herói meio sem motivo, Kato se reconcilia com ele também sem motivo (aliás, com motivos para não o fazer), e eles confiam rápido demais em Lenore, que acabaram de conhecer. Chudnofsky também não precisava matar seus capangas a esmo. Sempre senti dificuldade em aceitar vilões que matam seus aliados por futilidades na frente dos outros aliados. Supõe-se que, diante da falta de confiança que se pode ter no patrão, o óbvio seria fugir dele, ou ainda mais óbvio, traí-lo. Eu não seria o braço direito de um cara que pode me matar por ser sincero quando ele me pede uma opinião sobre algo trivial. Mas segue a resenha. Não é um roteiro original, apesar de ter elementos que fogem um pouco do padrão (que prefiro não estragar a surpresa de quem for assistir), mas serve para manter os pontos fortes do filme: Ação frenética, cenas muito bem boladas (e caríssimas), efeitos interessantes, banhos de sangue dignos de Tarantino, um texto cômico, situações inusitadas, entre outros. Só, por favor, não esperem realismo. Não assista o filme se achou que "The Matrix Revolutions" é um filme ruim por que as cenas de ação são muito mentirosas. Eu prefiro não dizer publicamente o que penso de quem assiste filmes sob essa perspectiva, mas adianto que, embora em proporção bem menor, alguns desses elementos estão aqui.

O que esse filme tem de especial? Em primeiro lugar, Christoph Waltz. Pra mim, esse cara está para a atuação como Bach está para música, ou Pelé para o futebol. Um olhar, uma frase pronunciada, uma expressão facial, qualquer movimento dele é diferenciado, é dramático, é fantástico. Pra mim, já entrou no mesmo hall de Robert DeNiro, Al Pacino, Anthony Hopkins, Brad Pitt, Johnny Depp e cia, como um dos melhores atores de Hollywood. Se é que não está um degrauzinho acima... vamos esperar pra ver mais trabalhos dele.
Seth Rogen me surpreendeu positivamente. Seu único outro filme que já tinha assistido é o fraquíssimo "Pagando bem, que mal tem?", e até desanimei um pouco ao ver que ele é o protagonista. Mas aqui até que trabalhou bem. Nada genial, mas nada mal. Fez bem o que tinha que fazer, e deixou o personagem interessante, com personalidade. Cameron Diaz faz bem seu papel, apesar de ser pouco mais do que uma figurante, e Jay Chou... como dizer isso sem soar preconceituoso... atuou como um típico lutador oriental. Sem muita expressão, sem muitas falas, e muita porrada. Mas, apesar das características citadas, paradoxalmente isso funcionou muito bem para seu carismático personagem.
Focando sobre o filme, empolga pra quem o assistir como uma comédia. Vai ficar na memória por algum tempo, mas não é nada revolucionário. E nem pretende ser. Recomendo, mesmo.

Quando e com quem assistir esse filme? Quando quiser rir, e com quem não tem problemas com violência gratuita fictícia. E definitivamente, tire os fãs de Jet Li e cia de perto. Mas tire mesmo. Isso não é negociável. Eles vão estragar sua diversão com o filme com comentários e comparações descabidas. Ah, se você for o fã do Jet Li, obviamente, não o veja.

Ficha Técnica:


Elenco: Seth Rogen - Britt Reid / Besouro Verde
Jay Chou - Kato
Christoph Waltz - Chudnofsky / Bloodnofsky
Cameron Diaz - Lenore Casey
Tom Wilkinson - James Reid
Edward Furlong - Tupper
Direção: Michael Gondry
Produção: Neal H. Moritz
Roteiro:  Seth Rogen & Evan Goldberg
Trilha sonora: James Newton Howard
2011 - EUA - Comédia / Ação / Super-herói

2 comentários:

ramon disse...

monta um barraco e mora com esse Christoph Waltz entao

Victor Coelho disse...

Se fosse mulher eu montava.